A Lua é um satélite da Terra com cerca de 384.000/384.405km de distância e não possui luz própria, reflete a do Sol. Suas fases dependem da posição entre a Terra e o Sol, e assim como os eclipses só são possíveis pela relação entre si.
O termo relação ilustra essas posições e deve ser compreendido como o tempo objetivo, astronômico, e também como um ciclo existencial, ligado ao nosso desenvolvimento. Assim, o Sol simboliza as experiências conhecidas, ou que se quer conhecer, e a Lua reflete as questões inconscientes.
As fases da Lua, ou lunações, são ciclos de mudanças sucessivas que permeiam o cotidiano, favorecem na agricultura, estimulam nossas emoções e levam muitas vezes a atenção para o campo mágico e sobrenatural.
Quando estamos em sintonia com as fases lunares, há melhor assimilação dessas energias, não só para organizar melhor as atividades, bem como para compreender as reações mais instintivas. A Lua sugere instabilidade, qualidade e quantidade; busca união e fusão.
Essas fases são definidas a partir da conjunção entre Sol e Lua (considerem um ponto fixo a 0 grau) que se movimenta até atingir uma distância máxima de 180 graus (um fica de frente para outro) e o retorno à origem, de volta à conjunção.
São oito fases: nova, crescente, primeiro quarto, corcunda, cheia, disseminadora, último quarto e balsâmica. Mas, em geral, tratamos das quatro principais.
São elas:
🌑 Nova – 0 a 45 graus
🌖 Crescente (ou primeiro quarto) – 90 a 135 graus
🌕 Cheia – 180 a 225 graus
🌒 Minguante (ou último quarto) – 270 a 315 graus
A fase nova é ideal para começar (ou recomeçar) projetos. Busque ideias e atividades novas, pois a tendência é abertura de caminhos e ações mais otimistas.
A fase crescente dá movimento. Época para mudar, transformar, customizar. Faça os ajustes necessários em direção às suas metas.
A lua cheia estimula a criatividade, promovendo o alcance da meta. É uma fase de realização e plenitude.
E a fase minguante favorece ao desapego, facilitando eliminações. É uma etapa de renovação e preparação de um novo ciclo.
Sob o aspecto emocional, as fases nova e minguante trazem a necessidade de introspecção e fazer as coisas de forma moderada, enquanto as fases crescente e cheia produzem mais movimento e atividade.
Caso você seja pessoa sensível, percebe mais as diferenças de humor, pois as influências das fases são subjetivas. Então, seguir esse fluxo lhe fará muito bem.
No mapa natal astrológico, o signo lunar e seus aspectos — incluindo as fases — mostram como você cuida e recebe cuidados, revela os problemas emocionais ou domésticos, relativos à segurança ou alimentação, além de demonstrar como se manifestam as reações involuntárias, como se ama, sente e nutre.
Acompanhe nas redes sociais os posts das fases lunares, e para entender com mais profundidade como a Lua influencia as suas vivências, entre em contato para fazermos o seu mapa astral!
Deixe um comentário